quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Citação de Quarta #3 (na quinta!)

"'É claro', disse a rainha, 'mas resumir não é ler. Na verdade é a antítese de ler. Resumir é consiso, fatual e direto ao ponto. Ler é algo desorganizado, discursivo e perpetuamente convidativo'. 
'Passar o tempo?', disse a rainha. 'Os livros não são para passar o tempo. São sobre outras vidas. Outros mundos. Longe de querer que o tempo passe, sir Kevin, a pessoa apenas deseja que tivesse mais tempo. Se alguém quisesse passar o tempo poderia ir à Nova Zelândia.'
O apelo da leitura, pensou ela, estava em sua indiferença: havia algo de insubmisso na literatura. Os livros não se importavam com quem os estava lendo, ou se alguém os lia ou não. Todos os leitores eram iguais, inclusive ela própria."

Uma real leitora, Alan Bennet. 



Não li esse livro, mas li esse trecho no livro O Clube do Livro do Fim da Vida, de Will Schwalbe, que fiz resenha aqui, na página 114, e adicionei para minha lista de leitura.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa citação, também fiquei com vontade de ler esse livro. Uma boa sexta-feira e um excelente final de semana.
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D