terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Haicai

       O haiku, traduzido para o português como haicai, é uma poesia de origem japonesa que chegou ao Brasil por volta do século XX, popularizado por aqui por Paulo Leminski, Milôr Fernandes, Guilherme de Almeida, entre outros tantos autores.
        Consiste num poema de 17 sílabas dispostas em três linhas de 5, 7 e 5 sílabas, totalizando 17, porém, na disseminação do haicai por outras culturas algumas dessas regras acabam sendo modificadas, e ás vezes até ignoradas, o importante é que contenha alguma referência à natureza, referindo-se a um evento em particular, que está acontecendo no instante da escrita, não no passado.
       A referência à natureza é definida pela palavra kigo, que é utilizado como um termo-de-estação. Entendido de uma maneira ampla, o kigo é a palavra ou expressão associada a uma entidade natural, capaz de disparar associações afetivas a partir de uma cena concreta, de maneira muito econômica. Além disso, não existe o “eu” na poesia, como também são inexistentes o subjetivismo, o sentimentalismo e ainda mais as lições de morais, afinal, é uma poesia cotidiana, simplista, relativa à natureza e ao dia-a-dia.
       A contagem de sílabas é um tanto complicada, pois deve obedecer à tradição métrica portuguesa, o que significa contar apenas até a sílaba tônica da última palavra do verso. Olhe um exemplo bem legal retirado desse site aqui:
Raios de luar:
Bolhas nas águas do lago
saltam rãs e sapos.
Neste poema, verificamos a seguinte metrificação:

RAI-OS-DE-LU-AR:
 1   2  3  4  5
  • LUAR é palavra oxítona: a última sílaba é pronunciada mais fortemente e por isso é a tônica. Logo, contam-se cinco sílabas.
BO-LHAS-NAS-Á-GUAS-DO-LA-go
 1   2   3  4   5   6  7
  • LAGO é palavra paroxítona: a sílaba LA é a mais forte, e por isso é a tônica. Logo, contam-se sete sílabas.
SAL-TAM-RÃS-E-SA-pos.
 1   2   3  4  5
  • SAPOS é palavra paroxítona: a sílaba SA é a mais forte, e por isso é a tônica. Logo, contam-se cinco sílabas.


Alguns haicais: 

a estrela cadente
me caiu ainda quente 
na palma da mão
Paulo Leminski

Esnobar
É exigir café fervendo,
E deixar esfriar.
Milôr Fernandes

Uma folha morta.
Um galho no céu grisalho.
Fecho a minha porta.
Guilherme de Almeida

beijo roubado
é o butim do ladrão
apaixonado
Carlos Seabras

Sites legais para pesquisar mais sobre o haicai: Sanaúma HaicaiHaicais e Que Tais, do autor de haicais Carlos Seabras, Haicais de Guilherme de Almeida.
Fiquei tão empolgada que decidi fazer o meu humilde haicai (não é bem haicai, faltaram as benditas regras):

bela tormenta
no céu escuro cai
deixa tudo cinza.
Luana Kraemer

7 comentários:

  1. Muito bom, eu tentei fazer uns haicais também, mas acabei desistindo - deixando de tentar. Esse que você fez não está muito distante da métrica correto, mas minha contagem não é muito boa. Excelente pra uma primeira tentativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil seguir a métrica, tem que ter muita criatividade e praticar um pouquinho eu acho. Mas você, com certeza, faz uns extremamente bons, cade o post com eles?? Quero ver isso ein.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É difícil mesmo. Tem gente que faz naturalmente, eu não. Se o haicai não fosse tão curto, nem teria tentado. Agora um poema mais longo, metrado e com ritmo, nunca nem tentei.
      Extremamente é um adjetivo que gera muita expectativa. Razoáveis é um termo mais próximo da realidade. Já os posts estão devidamente perdidos nas entranhas das minhas outras 283 postagens. Três deles estão no seu e-mail.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se eu disser que até uns tempos atrás eu não sabia o que era Haicai você acredita? Li sobre em um dos livros de Percy Jackson, e fiquei "boiando", eu vi que era um tipo de poesia, mas não entendi bem o que era. Eu sinceramente não arriscaria fazer um.
    Ficou legal o post.
    Beijos.

    livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayse! Eu também descobri faz pouco tempo, mas nem lembro como. Sério que nos livros de Percy Jackson tem algo sobre o haicai? Que legal! Ainda tenho que ler essa série.
      Que bom que gostou!
      Beijos!

      Excluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D