quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pequenas e poucas dicas para ser um leitor.


Sabe quando você quer se tonar um leitor, mas não consegue? Seja por falta de paciência, ou falta de tempo, ás vezes não dá mesmo pra pegar um livro e devorá-lo. Pensando nisso, resolvi fazer um post com algumas dicas de como se acostumar a ler, começar a desenvolver a pratica de ler um pouquinho mais rápido, e assim conseguir ler mais livros em um tempo mais curto. São dicas totalmente minhas, que eu sigo e vejo que melhoro muito como leitora com elas, claro que é muito subjetivo, você pode não se adaptar àquelas que eu mais gosto, e vice versa. Mas vamos lá: 

Dica 1: 

Se você não está acostumado a ler, não ouse começar por um livro de 400 ou 500 páginas (pra não dizer mais), comece modestamente, com um livro fino, de no máximo, no máximo mesmo, 300 páginas. Tente pesquisar antes de ler, veja resenhas, e procure algo com o que você se identifique, por exemplo, se você gosta de terror, tem A menina que não sabia ler, se você gosta de algo mais suave, uma história de romance, tem A Culpa é das Estrelas, se você gosta de romances adolescentes, tem Os Diários de Carrie, que apesar de ter 400 páginas é muito fácil de ser lido e rápido. Se você gosta de textos de romance, tem Para todos os amores errados, enfim, há uma infinidade livros para todos os estilos, pesquise! 

Dica 2: 

Quando começar a ler, tente ler direto 30 minutos e ir fazer outra coisa, dar uma volta, ver o Face, o Twitter, acessar o blog (rá!), ver um seriado, um filme, jogar, não sei, o que for que você gostar de fazer ou tiver que fazer. Vá seguindo nesse ritmo, e aumentando o tempo que você lê, quando você menos esperar, vai passar umas 3 horas lendo e nem vai perceber. 

Dica 2: 

Leve o livro junto, na bolsa, no carro, e quando tiver um tempinho, depois do almoço, no intervalo das aulas, pegue e dê uma lidinha rápida, só um capítulo, ou 5 minutos. 

Dica 3: 

Não gostou do livro? Nem continue, se você não consegue ver a hora de parar de ler, desista, pegue outro livro e tente de novo, mas não leia por obrigação, ou você vai começar a odiar a leitura. 

Dica 4: 

Na verdade, para aqueles que não tem muito tempo para ler, não tenho muito o que falar, apenas que façam no tempo que levarem, sem apressar demais, para não perder detalhes importantes e legais do livro, mas que sigam a dica 2: leve o livro com você onde estiver, assim, quando der aquele tempinho, pá! Mais um capítulo acabado. Ah, e com o tempo, você vai começar a ler bem rápido! Juro! 

Dica 5: 

Tente variar os estilos, por exemplo, eu sei que você pode gostar de literatura juvenil, mas custa pegar algo um pouco mais pesado de vez em quando? Vai que você gosta, né? É uma maneira de se conhecer também, afinal. 

Enfim, são pouquíssimas dicas, mas a mais importante é: leia. Ler faz bem pra alma, pra vida. Pegue um livro e leia um trecho, comece aos poucos, mas não deixe de começar. Pelo menos você pode dizer que tentou, né?

OBS: Os links do blog estão falhando, mas se você atualizar a página (dando F5 ou apertando enter lá na barra de endereço), volta ao normal, e aí você pode comentar (eeee). Se alguém puder me ajudar nisso, ficaria muuito grata! Estou tentando arrumar há tempos e não consigo. :( 

9 comentários:

  1. Adorei o post para quem começar a ler,a leitura com certeza faz bem e faz você viajar sem sair do lugar :D
    Beijos
    http://cultoletrando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza né! Ler nos faz conhecer mundos de alegria.

      Excluir
  2. Ótimas dicas!
    Eu leio o que acho legal, livros que não gosto eu não insisto muito, largo, procuro resenhas, as vezes tento voltar... mas o importante é ler ((:
    E a cada dia que passo aqui e tem resenha me encanto :3 Minha lista ta grande já! ahah
    Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaai que bom que gostas das resenhas! É muito importante saber isso <3

      Excluir
  3. Essas dicas são ótimas. Queria ter lido isso uns 12/13 anos atrás. Se eu puder adicionar umas coisas pela minha experiência. Às vezes as pessoas polarizam os gêneros (ou um livro é fácil ou impossível de se ler, por exemplo), mas literatura é uma forma extremamente vasta, dá pra satisfazer qualquer gosto, sem exceção. E, o principal, não se intimide com um livro, às vezes a fama é pior que a realidade.

    Estranho, o problema dos links se resolveu comigo, pelo menos agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, foi só falar e deu de novo. Ainda tá com problema, foi engano.

      Excluir
    2. Exato! Intimidação é a pior coisa que tem, por exemplo Dostoiévski, não é difícil de ler, por mais que a maioria fale que é terrível. Não achei!

      O problema dos links continua. E tá terrível.

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei o blog,
    super meigo!!!
    Também adorei as dicas.
    Eu amo ler sabe, mas sou meio de lua, e as vezes também morro de preguica, e tenho que aplicar algumas dessas dicas ao meu dia a dia! ahahhaa adorei.

    Parabéns pelo blog,
    beijinhos
    www.mypublicbookshelf.blog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le! Que bom que gostou hehe Ah, sei bem como é, você pega o livro, quer ler, mas a tua mente tá lá longe, né? haha sei como é.
      Obrigada! Já comecei a ler o seu e vou participar da promoção (bafônica). Você mora em Londres mesmo? Vou pra lá em julho! Quem sabe combinamos de bater um papo!
      Beijos!

      Excluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D