quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Resenha #20: A menina que não sabia ler



    Estranho. É uma bela palavra para definir este livro. Por que é o que ele é: estranho. A escrita de John Harding é boa, consistente e segue uma linearidade fácil de ser acompanhada. Até a metade do livro eu estava apaixonada, a história estava maravilhosa, envolvendo-me como há tempos um livro não fazia, porém, da metade para o final, a coisa desandou. Mas deixe-me explicar um pouco mais sobre o livro. 
    É o seguinte, quando comprei, já queria lê-lo há muito tempo, como disse neste vídeo aqui e neste post aqui. Mas, não tinha lido nenhuma resenha e na verdade não sabia muitas coisas sobre o livro, apenas que o título original é Florence e Giles, completamente fora do título português, que na verdade também não tem muito a ver com a história. Até porque, faz parecê-lo um romance como A menina que roubava livros, e atrevo-me a dizer que não é nada, nadica de nada parecido! Ele segue um ritmo de mistério, loucura, no estilo de Edgar Allan Poe, como diz a contracapa até. Mas eu não imaginava que seria tanto. Pois bem, vamos lá. 

      Florence e Giles, são meio irmãos, órfãos, abandonados à mercé em uma casa de fazenda na Nova Inglaterra, Estados Unidos. As únicas pessoas a quem têm contato são srta. Grace, John, Mary e Meg que trabalham na fazenda. Florence, nossa protagonista, tem 12 anos, mas seu tio não quer que ela seja alfabetizada, por conta de ter conhecido uma certa moça que o ignorava, justamente por ser alfabetizada. Pois então, um certo dia, Florence andando pela casa, sem nada a fazer, encontra uma biblioteca, uma enorme biblioteca, e ela se põe a aprender a ler sozinha, e consegue fazer isso incrivelmente bem, apesar de ter de esconder-se para ler, afinal, ninguém poderia saber que ela tinha encontrado a biblioteca, se não, proibiriam-na de voltar lá, e teria de ficar longe de seus preciosos livros. 
     Passa-se um tempo relativamente curto, e chega a hora de Giles ir para a escola, um internato e ficar longe de casa, fato que deixa Florence em estado lastimável de tristeza, fazendo com que se esconda ainda mais nos livros, até que Theo Van Hoosiers, um menino de Nova York que vem passar as férias no campo, entra em sua vida e insisti em vir visitá-la todos os dias, o que no começo a aborrece mas depois tornam-se bons amigos. Depois de outro tempo, Giles volta para casa e tem de ficar permanentemente, pois não adaptou-se a escola, fazendo com que tenham de contratar uma preceptora, ou seja, uma professora. E é aí que a história de terror realmente começa. 
      Vou abster-me de contar o resto, pois se você ainda quiser lê-lo, vai ser um spoiler tremendamente horrível. Só digo uma coisa, apaixonei-me por Florence no começo, mas depois, vejo que ela é muito inteligente, mas uma louca desvairada que tem uma paixão enorme pelo meio irmão e não consegue ver o óbvio. Sabe aquelas mocinhas que acham que conseguiram tudo mas no fim era uma coisa totalmente diferente? Pois é. E era. E o livro acaba e ela não descobre o que o leitor já descobrira no meio do livro. E isso é frustrante! Muito frustrante, pois a história poderia ser muito mais polêmica, avassaladora, e melhor se o autor tivesse explorado esses fatos! 

        Pelas minhas pesquisas, este livro não terá continuação. Graças à Deus! Já estou com raiva com esse, imagina com uma continuação.
         Mas, uma coisa boa consegui tirar dessa leitura que não a raiva: mais títulos para ler! Como A volta do Parafuso, de Henry James, Macbeth, de Shakespeare, A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, Os Mistérios de Udolpho de Ann Radcliffe, A mulher em preto, de Susan Hill e Enterro prematuro, de Edgar Allan Poe.


  • Livro: A menina que não sabia ler
  • Editora: LeYa
  • Autor: John Harding
  • Lançamento: 2010
  • Páginas: 220

12 comentários:

  1. Li o livro. Eu gostei bastante, mas também achei que foi como você disse, terminou de uma forma muito abrupta! Deveria ter dado mais explicações.
    Eu achei a Florence uma louca e na época que li o livro fiquei até com medo dos espelhos.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O escritor deveria estar desesperado para entregar o livro.
      hahahahaha essa dos espelhos foi boa em Maria! Mas, pensando bem... ui!

      Excluir
  2. Oi Luana, também achei que seria algo no estilo "A menina que roubava livros", mas aí li duas resenhas e fiquei decepcionado. Agora confirmei isso mais uma vez, uma pena, porque achei essa capa incrível.

    Abraços, DuLapa.
    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí DuLapa! Beleza? Então, lembrei do seu comentário no vídeo quando terminei de ler, e é uma pena mesmo, a capa é incrível, e o título também, apesar de não ter nada a ver com o livro em si. Mas, fazer o que.
      Beijos!

      Excluir
  3. Nunca senti vontade de ler esse livro. Mesmo ja tendo pensando em compralo. Kkkk gostei bastante da sua resenha.
    acervo - de - livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Pois é, agora aposto que não quer nem mais vê-lo na frente haha
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Luana,
    Vi este livro na promoção nas Americanas, por 8 ou 9 reais e pirei, quase comprei, porém, como havia comprado outro livro deixei para a próxima. Fiquei de fato interessada no livro, gostaria muito de ler e agora mais ainda, graças à sua resenha. Ficou ótima, parabéns!
    Abraços,
    Stefanie O.

    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA ©.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Compre, mas não leia esperando muito haha
      Beijos Stefanie!

      Excluir
  5. Eu gostei bastante do livro, também tenho uma resenha sobre ele: http://ninhodefogo.blogspot.com.br/2013/07/a-menina-que-nao-sabia-ler.html

    No começo fiquei igual vc, apaixonada pela garota, mas depois as coisas foram mudando, ela é doida de pedra.
    Ah, também tinha visto o nome original e também encontrei o livro A Volta do Parafuso e estou curiosa pra ler.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler sua resenha! Fiquei muito decepcionada, a menina é doidinha da silva. Estou louca pra ler A Odisseia de Penélope!

      Beijos!

      Excluir
  6. A capa parece ser tão fofa, mas esse eu não quero ler não haha
    Amei a resenha
    Beijo Lu <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nem leia, a capa é fofa, maaaas, não é muito legal não!
      Que bom que gostou minha flooor, saudades!

      Excluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D