terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Resenha #15: [manual prático de bons modos em livrarias]


 Depois de três semanas sem resenhas, lhes apresento o [manual prático de bons modos em livrarias], da querida livreira Hillé, ops, Lilian Dorea
  Deixe-me explicar melhor: a Hillé Puonto é a criadora do blog [manual prático de bons modos em livrarias], e posteriormente do livro homônimo, e a Lilian Dorea é a Hillé Puonto. Entendidos? Tá bom, tá bom. Eu explico melhor. A Hillé é uma personagem do livro preferido da Lilian, o "A Obscena Senhora D", da Hilda Hilst, então a Lilian resolveu utiliza-la como um pseudônimo para criar o blog, já que os chefes dessa querida livreira poderiam não gostar de ver seus clientes "expostos", e ela não iria querer deixar de ser uma livreira, né?!?! E, olha só, adquiri essa belezura na sexta por volta das 10 horas da manhã, até 13 horas eu já tinha terminado, em uma sentada só, de tão bom, tão lindo, tão gostoso que ele é.







   O livro é um amor, uma graça, uma coisa linda. Assim como o blog também, e as histórias que ela conta, te digo, são daqueles tipos de freguês dor, como ela diz na entrevista que deu para o blog Set Palavras: 

"Freguês amor é freguês educado, que sabe diferenciar livraria de  biblioteca e livreiro de garçom. Freguês dor é aquele que cutuca, que não pratica a santa trindade da boa educação "bom dia, por favor e obrigada" e, pra ajudar, adora ser mimado e paparicado. País rico é país sem freguês dor."

  O que fazer numa livraria? E o que não fazer? E o que o livreiro pode fazer? E o que o livreiro pode não fazer? Pois é, são muitas regras à serem seguidas, não? Mas um trecho do livro, no qual temos um depoimento da Luciana Aragão Pereira, freguesa e ex-livreira:

"Como já estive dos dois lados (freguesa e livreira), acho que o bom senso, a tolerância e a educação servem tanto para um, quanto para o outro. Antes de mais nada, saber se colocar no lugar de outra pessoa, dar o melhor de si e estimular o melhor do outro é saber agir como um ser humano que verdadeiramente vale a pena. E isso vale para tudo na vida."

  Acho que isso resume tudo o que o livro quis mostrar. Claro, o lado cômico é muito bom, as histórias são de morrer de rir, principalmente porque são todas reais. E aí você pensa: "essa pessoa fez realmente isso???", como essa aqui ó: 

[Por onde anda Clarice?]

Ingredientes para um delírio inesquecível: lançamento de editora grande, bons drinques de graça e "autora de internet" envolvida. Só digo uma coisa: Berenice, segura. Segurem todos porque a freguesa anotou a receita direitinho e caprichou no "Bobó de Alucinação".

Freguesa (com cara de quem percebeu um certo movimento estranho na livraria): Olá, quem é que vai lançar livro hoje? 

(Fregueses que verificam a página de eventos da livraria na internet antes de pedir informações: amamos vocês.)

Livreiro: Ah, é o Benjamin Moser. Ele escreveu uma biografia da Clarice Lispector.

Freguesa: E ela vem? 

(Livreiro empalidece. Atenção: discando 193. Discando 193. Alô, bombeiros.)

Livreiro: Ela quem, senhora? 

Freguesa: A Clarice, moço.

(Alô, bombei... esquece, o livreiro já entrou em coma.)

Manual Prático de Bons Modos em Livrarias:
Clarice mandou avisar que não vai aparecer tão cedo por aí, porque precisa ficar em casa bolando frases para vocês colocarem no Facebook. Toque livresco: recomendamos aos senhores fregueses o uso diário e sem moderação do site "Quem Morreu Hoje".

 Pois é. Tem cada uma! E é todo assim na parte das histórias: as falas e os comentários. O livro é dividido em 5 partes. Na primeira a nossa Hillé conta o que devemos saber ao entrar em uma livraria, o que devemos evitar, e as perguntas que jamais devemos fazer. Na segunda parte temos os Causos e Delírios Livrescos, é, com aqueles diálogos como lhes apresentei ali em cima. Na parte três ficamos sabendo sobre os tipos de fregueses, e o manual de um bom livreiro, o que fazer para ser um bom vendedor de livros. Na parte quatro são as Curiosidades livrescas, para sanar as dúvidas dos fregueses e causos que aconteceram à dois ex-livreiros, a Lucimar Mutarelli e o Diogo Machado. E na parte cinco somos apresentados ao "setor de serviços", que é endereços de sebos e livrarias e sites/blogs legais para visitar, coisa que farei assim que terminar esta humilde resenha. A autora ainda nos apresenta à alguns livros que falam sobre livros. Vou pesquisar mais sobre isso, e se você leu este livrinho querido, comente e diga o que achou, ainda mais se você leu as indicações da autora, me conte tudo, por favor. 

  












E outra coisa, o livrinho é uma coisa pequenininha e amada. Veja só.

Sumido entre os gigantes.
As ilustrações lindas (muito lindas mesmo) foram feitas pelo Diogo Machado, o mesmo que deu seu super depoimento na parte quatro do livro. Acompanhe o trabalho maravilhoso dele aqui.


Veja a entrevista que a Lilian Dorea deu para o blog Set Palavras aqui e acompanhe a nossa querida Hillé pelo Twitter.

       ·         Livro: [manual prático de bons modos em livrarias]
       ·         Editora: Seoman
       ·         Autora: Lilian Dorea
       ·         Lançamento: 2013
       ·         Páginas: 232


6 comentários:

  1. Parece engraçado. Talvez eu deva investir no meu manual de ética no elevador. E no restaurante por quilo. E no comércio exterior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito engraçado, imagine as situações cômicas em que um vendedor de livros está disposto à presenciar. E o do elevador faria bem, mas eu continuaria não seguindo.

      Excluir
  2. Esse livro é simplesmente o meu xodó! Como você, li numa sentada só. O melhor é que eu estava em público e todo mundo ficou me olhando como se eu fosse a louca da gargalhada com um livro na mão rs
    Adorei sua resenha. O livro é pequenuxo mesmo, um amorzinho :)
    Beijos
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mellory! Pois é, dei risadas altas com algumas histórias, gente, cada coisa que as pessoas fazem né!?!? Me "assustei" com o tamanho dele, quero dizer, ele se revelou mais lindo do que eu pensava, e superou as expectativas, né?
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, como vai? hihi
    Esse livro parece ser muito, muito bom ;)
    já ouvi falar bastante dele -e, olha, nenhum comentário que tivesse me feito perder a vontade de ler, apenas, me deu mais vontade haha
    parabéns pelo post ;)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo! É muito engraçado, dei muitas risadas, e descobri muitas coisas legais, vale a pena!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D