sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Resenha #27: Alice.


"Alice riu. "Não adiatna tentar", disse; 
"não se pode acreditar em coisas impossíveis."
"Com certeza não tem muita prática", disse a Rainha. 
"Quando eu era da sua idade, sempre praticava meia 
hora por dia. Ora, algumas vezes cheguei a 
acreditar em até seis coisas impossíveis 
antes do café da manhã." (pg. 227)

Nunca tinha lido Aventuras de Alice no País das Maravilhas ou Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá, então, quando eu ganhei a edição mais fofa de Alice de um amigo muito querido (mil vezes obrigada!), eu fiquei pulando de felicidade. Uma vez, certas pessoas me falaram que eu era meio Alice. Achei legal. Agora não sei se ainda acho legal. Acho que é legal, mas ao mesmo tempo não é legal, entende? Não? Mas vai entender.

   "Sei no que está pensando", disse Tweedledum; 
"mas não é isso, de maneira alguma."
"Ao contrário", continuou Tweedledee, 
"se era assim, poderia ser; e se fosse assim, 
seria; mas como não é, não é. Isto é lógico." (pg. 204)






Alice é uma personagem de Lewis Carroll, ou melhor, Charles Lutwidge Dodgson, inspirada em, e cujas histórias foram escritas para, Alice Liddell, filha do deão do Christ Church. Reza a lenda que Charles contou uma história para crianças e pediram para que ele escrevesse essa história, e assim podemos admirar Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá
A minha edição é a bolso de luxo da editora Jorge Zahar, é linda, o acabamento perfeito, e ainda tem as ilustrações de John Tenniel, as originais do livro. Ele é tão gostoso de ler, pegar, cheirar... Enfim, é uma edição maravilhosa. 



A história é aquela que todos conhecemos, Alice está com a irmã, deitada sobre uma árvore num dia quente, quando ela resolve fazer uma coroa de flores, e de repente, um coelho branco passa correndo! E é claro que a nossa curiosíssima Alice corre atrás dele também, e caí no buraco do coelho. Caindo e caindo e caindo. O interessante é que o livro é bem... insano. Nada é o que deveria ser. Deu pra entender? Mas é isso mesmo! É apaixonante, justamente porque Alice tem uns pensamentos bem esquisitos, por exemplo, ela passa pelo espelho, e acha a coisa mais natural do mundo, mas o fato de um caminho não levar diretamente à uma colina é completamente estranho para ela! As coisas óbvias deixam de ser óbvias, e as coisas não óbvias passam a ser óbvias. Ok, agora eu encarnei um pouco de Alice, mas é só para você entender um pouquinho do mundo dela. 
Os diálogos são incríveis, confesso que me perdi em alguns deles, mas quem não se perderia quando Alice de repente aparece numa loja onde a atendente é uma Ovelha que tricota? E de repente estão em um barco com remos que enforcam? A imaginação do autor é incrível, simplesmente nunca li um livro em que o escritor soltou tanto a imaginação quanto nesse.


O resto da história, vocês já sabem, e se não sabem, de que mundo vocês são? Vão assistir ao desenho pelo menos! É, o desenho é bem parecido com o livro, mas ao invés de ele ter só Aventuras de Alice no País das Maravilhas, ele engloba alguns detalhes de Através do Espelho, como se juntasse as duas histórias numa só, então ele acaba ficando com o tempo bem diferente do livro, algumas coisas acontecem antes ou depois do que deveriam, mas vale a pena, o desenho é bem legal. Quanto ao filme do Tim Burton, não tem nada a ver! Somente isso. 

  • Livro: Alice
  • Autor: Lewis Carroll
  • Lançamento: 1865
  • Editora: Jorge Zahar
  • Páginas: 317




11 comentários:

  1. Essa versão é maravilhosa, já está na minha lista de próximas aquisições. A história, como já conhecemos, é lindíssima!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa história é linda, mas parece ter ficado ainda melhor nessa versão maravilhosa. Essa edição parece perfeita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição é demais! Ficou realmente muito gostosa de ler.

      Excluir
  3. Olá, como vai?
    Eu tenho um sério problema com este livro. Não gosto dele.
    Sabe, quando o li, fui com uma expectativa, fui pensando que era outra coisa... E, não me agradou o que eu encontrei nele.
    Sei lá. Com o tempo, talvez, eu acabe relendo, e reavaliar o que achei, mas sla.
    Seu post está bem bacana, parabéns ;))

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Italo! Sério? Ah, que pena! Mas ele é muito 8 ou 80, ou você odeia, ou você ama. Aliás, como todos os livros, né! Vai tudo de gosto. hehe
      Obrigada!

      Excluir
  4. oi Luana,
    tenho os dois livros em edições separadas e amo a história da Alice. O tratamento do absurdo, do nonsense e a crítica às instituições num livro pra crianças é que o torna clássico e mais apreciado até por gente mais adulta.

    Beijo

    www.letrasdesonho.ccom.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Aline! Ainda quero comprar outras edições dos livros, tem uma mais linda que a outra, apesar da história ser a mesma. Realmente, cada frase, por mais absurda que seja, é uma crítica contra as instituições e à sociedade, não só daquela época como pode ser bem relacionada com o hoje, né!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Luana, tudo bem?

    Primeiramente: Você é de Itajaí? Ainda vendo no seu instagram, mas queria confirmar hahaha é que sou de Blumenau ~e é tãão legal descobrir blogueiros literários da região~

    Enfim, seu blog é uma fofura :) adorei conhecer.
    E esse livro? Incrível!! Ainda não li, mas está na fila de leitura hahaha essa edição é um luxo mesmo, as ilustrações são sensacionais.. e suas fotos? Composição perfeita!
    Gostei da sua resenha, foi bem direto ao ponto e apresentou o necessário, adorei!

    Beijos, Diego.
    http://aculpaedovisconde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, tudo bem e você? Sou de Itajaí sim, que legaaal! É raro encontrar blogueiros aqui da região, ein!
      Que bom que gostou! Leia, se puder, compre essa edição, está maravilhosa! Estou muuuito feliz que tenha gostado! Obrigada!

      Excluir
  6. Sou fã da Alice, e essa edição é liiinda!
    Amei as fotos!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D