segunda-feira, 3 de março de 2014

A garota que você deixou para trás, de Jojo Moyes


"Eu não olhava meu corpor havia meses. Não tivera razões para isso.
Agora, a silhueta que eu tinha refletida diante de mim era a de uma estranha.
Eu parecia ter metade da largura de antes. Meus seios estavam caídos e murchos.
Meu traseiro também. Eu estava magra, e os ossos apareciam por baixo da pele: 
a clavícula, o ombro e as costelas ganhando proeminência. Até meu cabelo,
antes lustroso, estava sem brilho.
Cheguei mais perto e examinei meu rosto: as sombras embaixo dos olhos,
os leves vincos entre as sobrancelhas. Estremeci, mas não de frio. Pensei
na garota que Édouard deixará para trás havia dois anos. Pensei no toque
das mãos dele na minha cintura, seus lábios macios no meu pescoço.
E fechei os olhos." (pg. 97)

       Durante a Primeira Guerra Mundial, no norte da França, no vilarejo de St Péronne tomado pelas tropas alemãs, Sophie Lefèvre luta para manter sua família com saúde e segurança no seu hotel e morada Le Coq Rouge. Sophie vivia em Paris com seu mariado Edòuard Lefèvre, pintor e aluno de Matisse, quando a Primeira Guerra eclodiu e ele teve que sair para lutar, enquanto ela foi para o interior ajudar a irmã Helène à cuidar dos filhos e de seu irmão Aurelièn. 

         Antes de se casarem, Edòuard pinta a esposa e dá o quadro a ela, este quadro, chamado de A garota que você deixou para trás, está pendurado na parede do hotel de Sophie quando o Herr Kommandant entra com sua tropa e admira a obra. Sophie pensa estar perdida, e realmente, de certo modo está. O comandante, hipnotizado com o quadro, confisca o restaurante de Sophie para cozinhar para os generais alemães. Assim, na verdade, Sophie ainda conseguiu mais comida para a família, apesar de o povo da cidade começar a divulgar que ela estava confraternizando com o inimigo. 
      Até que um evento derradeiro nos coloca na vida de Olivia Halston, uma viúva que vive solitária em Londres, e ganhou um quadro lindo de casamento do marido enquanto viajavam em Barcelona, e já tinha esse quadro há mais de dez anos, fazendo com que ele significasse muito para o casal, ainda mais quando o marido, David, faleceu. Então foi um choque, justamente quando Liv se vê indo em frente e se recuperando do choque da morte do marido, algumas pessoas querem retirar seu quadro. 

"Vá lá no deque olhar o céu por dez minutos e lembre-se de que, em
última instância, nossa existência é sem sentido e inútil, e que noss
pequeno planeta provavelmente vai ser engolido por um buraco
negro, de modo que isso tudo não vai servir para nada." (pg. 239)



      Esse é o enredo base de A garota que você deixou para trás, romance maravilhosa de Jojo Moyes, autora também de A última carta de amor e Como eu era antes de você. Fui ao livro não esperando muito, pois romance não é meu gênero preferido, sendo assim, queria só algo para me distrair. Não foi algo para me distrair. 
     Comecei esse livro no dia 27 de fevereiro e terminei hoje, ou ontem, já que agora é madrugada. 5 dias para ler um livro de 379 páginas. Mas então pense bem quando for comprar: são poucas páginas, mas a letra é miúda, e o conteúdo (parei cinco minutos para achar uma palavra) forte
      Sério. Não encare este livro como um simples romance, é uma história de amor, sobrevivência, distância e sofrimento. A história de Sophie da Primeira Guerra Mundial, que lutou para encontrar seu amor, que deu tudo que tinha, sua sanidade, sua vida, para ver uma vez mais o seu marido, e tinha no quadro toda a sua esperança. Contrastada com a história de Liv, que perdeu o marido e tinha no quadro todo o seu amor e a representação de alguém para amar. 
      É um livro rico. Uma história rica, que pode ter vindo da imaginação de Jojo Moyes, mas pode muito bem ter acontecido. Uma vez vi uma imagem de uma caixa de alianças encontradas com os solados mortos em combate. Quantos amores perdidos. 
       Ficar anos sem saber onde a pessoa está, sem ter algum meio de comunicação, não poder sair de casa, viver constantemente ameaçado pelo inimigo, à sombra da morte, da sua morte e aos dos seus amados. 
       É um livro que trata do lado mais sombrio da guerra: a perda. 

"- Simplesmente porque você vai tocando o barco, de verdade. 
Às vezes, minha querida, isso em si é heroico." (pg. 355)


  • Livro: A garota que você deixou para trás
  • Autora: Jojo Moyes
  • Lançamento: 2012
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 379 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D