domingo, 4 de maio de 2014

Top 10: os melhores livros que li, até hoje.


Quanto tempo que não falava de livros aqui pelo blog, não?!?! Mas hoje vou falar dessas obras maravilhosas que nos fazem viajar entre mundos e tempos. Andando aqui pelo blog, percebi que ainda não fiz uma lista com os melhores livros que já li, né? Então, há um tempo eu e uma amiga trocamos nosso top 10 pelo Instagram, e resolvi oficializar a lista aqui. E não é por ordem, ok? Não consigo favoritar um único livro, tenho muitos favoritos, e simplesmente não consigo coloca-los em ordem. Sad, but true. Vamos lá! 

1- O tempo entre Costuras, de Maria Dueñas.


María Dueñas é uma romancista espanhola, simplesmente incrível! Já fiz uma resenha desse livro, confira aqui. Ele fala sobre a vida de uma mulher humilde, Sira Quiroga, que vive em Madrid, e trabalha em um ateliê de costura junto com sua mãe. Ela estava pronta para se casar, porém, quando vai comprar uma máquina Olivetti ela conhece o homem que vai virar sua vida de cabeça para baixo. Se apaixona e foge com o amado, que a abandona em meio a um turbilhão de emoções e acontecimentos. No fim, ela vai parar no Marrocos, no meio da Segunda Guerra Mundial, sozinha, sem nada a não ser as roupas do corpo, tendo que reconstruir sua vida do zero. É um livro sensível, com uma escrita impecável, e a história é simplesmente fantástica, que engloba ação e romance ao mesmo tempo, juro que chorei por e com Sira, agoniei-me com as agonias dela e por aí foi. Minha mãe também leu esse livro e achou fantástico! Tinha que estar no meu Top 10!

2 - Mrs. Dalloway, Virgínia Woolf.


Mrs. Dalloway, que também fiz resenha, aqui, é um daqueles livros filosóficos que te arrebatam, te jogam no chão e dizem: "Acorda! A vida é mais que isso!" Virgínia Woolf é uma mulher incrível, que incluiu na história de Clarissa Dalloway toda a sua crítica feminista, à sociedade, e até ao amor, de uma forma delicada e reflexiva, que não ofende e nem maltrata, mas que faz pensar e repensar certos valores e situações. Merece ser lido e devorado e apreciado!

3 - Alice no País das Maravilhas, do Lewis Carroll. 


Esse é meu queridinho, amadinho! Alice é uma personagem incrível, e apesar de achar Lewis Carroll um pouco pedófilo, ele também é um escritor com uma imaginação "formidável". Fiz resenha dessa coisa fofa também, aqui.

4 - Memórias de uma Gueixa, Arthur Golden.


Esse livro toca pela sensibilidade com que a cultura japonesa é tratada, apesar da polêmica, Arthur Golden é um excelente escritor. A polêmica: o autor foi processado pela gueixa inspiradora da história por contar "inverdades". Pois é, complicado. Mas não deixa de ser um relato incrível sobre a vida de uma menina, que foi vendida para um Okiya, uma casa de gueixas, e sofreu com a separação da família, da irmã, o mal tratamento, a escravidão. Confira a resenha aqui.

5 - O Hobbit, de J.R.R. Tolkien.

 

Não poderia faltar na minha lista! Esse livro dispensa comentários, amo a trilogia do Senhor dos Anéis, não consegui terminar de ler Silmarillion, mas O Hobbit é simplesmente o meu preferido do Mestre. As aventuras de Bilbo são incríveis, e a escrita de Tolkien é ainda mais incrível, detalhista e impecável. Merece ser lido e relido mil vezes.

6 - Harry Potter, de J. K. Rowling.


Claro que eu não poderia deixar o mais mais mais de todos de fora! Harry Potter é e sempre será o salvador da minha adolescência, quantas noites passei acordada com uma lanterna embaixo da coberta lendo e relendo as aventuras de Hogwarts? Quantas vezes sonhei em receber a tão sonhada carta de admissão? Quantas vezes não quis que tudo fosse verdade? Até hoje sonho com isso. Até hoje quero que exista uma Hogwarts por aí. Mas ela sempre existirá nos corações potterheads ao redor do mundo. E tenho tanto orgulho em ser parte dessa geração incrível! Obrigada J. K. Rowling, por fazer mais uma pessoa feliz em entrar no Mundo da Magia!

7 - O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë.


Esse livro não é muito conhecido, mas Emily Brontë é uma das três irmãs escritoras mais talentosas do mundo. Charlotte Brontë escreveu Jane Eyre. Anne Brontë escreveu A Inquilina de Wildfell Hall. E Emily, O morro dos ventos uivantes. Esse morro... É um romance, que fala do amor proibido de Catherine e Heathcliff. É um livro com uma escrita antiga, que se passa em tempos antigos, que fala de amores antigos. Heathcliff era empregada da fazenda em que Catherine e sua família eram senhores, Heathcliff era negro e pobre, sendo assim, era um amor impossível, inatingível, mortal. Realmente mortal para a sociedade da época. The love never dies...

8 - O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.


Ah esse livro é incrível. É realmente uma história da filosofia contada de um jeito gostoso, com milhões de exemplos, e a história do livro, a história de Sofia é um exemplo de como a filosofia age em nossas vidas. Aprendi muito mais com esse livro do que com todas as aulas de filosofia que já tive. Mas claro, ele fala basicamente da filosofia ocidental, e mesmo assim já extenso, imagine então, se englobasse também a filosofia oriental? Impossível fazer isso em um livro só. Mas digo, queres realmente aprender algo sobre filosofia? Leia-o, e embarque em uma viagem muito legal, muito legal mesmo! 

9 - A menina que roubava livros, de Markus Zusak.


Esse livro foi adaptado recentemente para o cinema, mas confesso que, mesmo sendo um dos meus preferidos, ainda não vi o filme. Por que? Bem, porque não quero me decepcionar, e ainda não tive coragem. Mas enfim, o livro é perfeito! Se passa na Segunda Guerra Mundial e é contado sob a perspectiva da Morte. Liesel é uma menina que teve que ser adotada por um casal de alemães, já que sua mãe não tinha condições de cuidar dela, seu irmão morreu tragicamente, e foi aí que a Morte a viu pela primeira vez, e foi aí que a ladra de livros roubou seu primeiro livro, e foi aí que a história começou. Liesel, a ladra de livros. Liesel, a sobrevivente de uma guerra devastadora. Liesel, a guerreira. Ah, a menina do filme é bem mais velha do que deveria ser, ok? Não curti muito isso, e olha que não sou tão crítica quanto a adaptações, entendo que não tem como ser igual, mas, podiam ter colocado uma atriz mais nova. Mas leiam o livro, ele é incrível.

10 - Trilogia Fronteiras do Universo, Philip Pullman.


Não sei como essa trilogia não ficou super famosa! Talvez porque a adaptação cinematográfica de A bússola de ouro foi uma merda, apesar de eu até ter gostado, mas fugiu (fugiu muito!) do livro. Essa é uma trilogia incrível, que conta a história de Lyra Belacqua, uma menina que viaja entre mundos. Sério! Eu ainda vou fazer uma resenha super detalhada desses livros. Mas, vai um resumo, Lyra Belacqua vive em um mundo paralelo ao nosso, onde nossas almas vivem em animais, conhecidos como daemons, e algumas pessoas desse mundo querem fazer experiências com crianças mais pobres, separando seus daemons delas, ou seja, separando suas almas. Daí, Lyra descobre tudo e vai atrás delas para salvá-las, já que seu amigo foi raptado por essas pessoas. E aí começa a aventura de Lyra entre os mundos, uma aventura incrível, com muitas descobertas, algumas bem ruins, outras boas, muitas separações, muitas aventuras. Chorei demais, em todos os três livros, principalmente A luneta âmbar. Todos deveriam ler essa trilogia, ela é demais demais demais demais demais. Demais.

Bem, espero que essa lista tenha agradado, sei que as descrições não foram tudo aquilo, mas foi o que consegui colocar como um resumo de todas essas obras maravilhosas. Amo-as de paixão e recomendo-as sem peso na consciência. Boa semana! ;) 

Um comentário:

  1. oi, :)) aqui é a hillé, do manual prático. estava lendo os comentários antigos e vi que você escreveu uma resenha do livro. onde posso encontrar? beijos! e obrigada pela gentileza.

    ResponderExcluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D