sábado, 26 de setembro de 2015

A rainha do castelo de ar - Stieg Larsson



Sim! Eu li toda a trilogia em 3 semanas seguidas, esse último comecei a ler na terça (22/09) e acabei na sexta (25/09), ou seja, fiquei viciada em Millenium. Fazer o quê, quando eu não estava lendo eu só pensava na história, tentando desvendar os mistérios na minha cabeça antes de chegar ao fim do livro. É meio loucura ficar tão viciada em uma história fictícia a ponto de pensar nela o tempo todo até quando estou dormindo, né? Pois é, sou meio doida mesmo, quando gosto de uma história, fico viciada. É tipo uma droga. Mais alguém se identifica ou é melhor eu começar a me tratar? :P 

Enfim, em A rainha do castelo de ar, Stieg Larsson continua a história da hacker Lisbeth Salander. Após todos os acontecimentos bombásticos do livro anterior, é hora de descobrir o que vai ser da nossa heroína. Será que vão acreditar na história dela e enfim ela terá um final feliz? Ou mais uma vez a julgarão insana e a trancarão em uma instituição psiquiátrica como aconteceu quando ela tentou contar a verdade quando criança? 
Além dos personagens já conhecidos, como, claro, Mikael Blomkvist atacando de Super-Blomkvist novamente para salvar a mocinha, Erika Berger, agora com um enfoque maior e recorrendo a ajuda de Lisbeth para encontrar um maníaco que a persegue, e desde o segundo livro alguns políciais e também Dragan Armanskij, encontramos um novo órgão desvirtuado que vai infernizar a vida dos nossos protagonistas, a Säpo, ou Swedish Security Service, a CIA da Suécia. 
Na década de 1960, foi criado um órgão secreto dentro da Säpo cujo objetivo era vigiar quem vigiava, ou seja, vigiar os internos da própria Säpo, para isso nem o próprio serviço secreto sabia da existência desse órgão chamado de A Seção. Foi muito ativa na época da União Soviética, mas nos dias atuais não possuía muitos funcionários e nem fazia serviços de intervenção, ou seja, somente vigiava. 
No decorrer do livro, vemos que A Seção é intimamente ligada ao caso Zalachenko e, consequentemente, à Lisbeth Salander. 
Ah como gostaria de falar mais! Mas já falei demais, e pra quem não leu o segundo livro, já dei muitas dicas que não deveria dar. Leia, leia, leia. 

A impressão que tive foi que a ação ficou com o livro A meinina que brincava com fogo, e sobrou para A Rainha do castelo de ar a elucidação dos mistérios dos acontecimentos daquele. É um livro fenomenal, com certeza, mas nele os personagens pensam mais, não agem tanto, nem correm risco de morte, mesmo assim, o leitor fica vidrado pois cada capítulo guarda uma nova informação que muda totalmente os rumos da investigação. 
Em determinado momento pensamos que tudo está perdido, não tem mais jeito, nossa heroína está ferradíssima e ninguém pode ajudar. Mas então o autor muda tudo quando descobrimos que ele mexeu com a nossa cabeça plantando informações contraditórias para alguns personagens, enquanto o outro personagem já está um passo a frente das nossas conclusões. 
É tão difícil de explicar sem soltar algum spoiler! Livros de mistérios e crime são difíceis de resenhar por conta disso, qualquer informação a mais pode ser tratada como spoiler, é mesmo como uma investigação policial, não podemos falar nada com ninguém antes que vá a julgamento. 
Ah, que trilogia maravilhosa! Só me falta ler o último lançado, A garota na teia de aranha, mas, sinceramente, não sei se lerei, o fato de ser escrito por outro autor que não Stieg Larsson, o real mentor de todo esse mistério, me deixa apreensiva. Se for ruim, não quero que a impressão daquele livro apague a minha felicidade de ter lido a trilogia. Mas enfim, se alguém leu ou vai ler, por favor, compartilhe sua opinião! 

  •      Livro: A rainha do castelo de ar
  •      Autor: Stieg Larsson
  •      Lançamento: 2007 (Suécia);  2009 (Brasil) 
  •      Editora: Companhia das Letras
  •      Páginas: 685

Um comentário:

  1. I really like you <3

    Can you follow me? I follow you :*
    If you comment my post, I will comment your five posts! :)
    http://www.sandrakopko.com/2015/09/sunrise.html

    ResponderExcluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D