sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O Filme: (500) days of Summer


(500) days of Summer, ou (500) dias com ela, é um filme lindo, romântico, fofo, com uma ótima direção, mas não é uma história de amor. É uma história de desamor. 



    Tom (Joseph Gordon-Levitt) é um cara normal, que cresceu ouvindo bandas melancólicas britânicas, especialmente The Smiths, que sonha em encontrar seu grande amor. Trabalha em uma empresa de cartões, aqueles que as pessoas recebem com flores no dia dos namorados, apesar de ter feito arquitetura e ter talento para seguir a profissão, e acaba se tornando um cara sem expectativas, melancólico, antes de conhecer a Summer (Zooey Deschanel). 


     Summer é uma garota linda e alegre, que atraí olhares por onde passa, tem uma personalidade forte, fala o que quer e faz o que quer, e, convenhamos, não dá muito valor para o sentimento alheio. Mas conquista Tom pelo seu olhar, seu cabelo, seu sorriso, seus joelhos, sua marca de nascença em forma de coração e o jeito com que lambe os lábios antes de falar. 




      Eles se beijam no xerox, depois ela vai pra casa dele, depois eles vão no cinema, depois ele vai pra casa dela, e depois eles brigam, e reatam, e brigam de novo, e reatam.



      Até que ela dá um pé na bunda bem dado, daqueles que te coloca no chão, te faz passar mal, te aperta o coração. E aí começa o desamor de Tom. O sofrimento. A dor. A bebida. O sono (falta de vontade de viver) constante.



       O filme foi gravado e lançado em 2009, nos Estados Unidos, escrito por Scott Neustadter e Michael H. Weber, dirgido por Marc Webb e produzido por Mark Waters. 
       Não conheço nenhum dos nomes aqui de cima, porém o filme é de uma qualidade incrível, a fotografia é demais, as imagens são super retrôs, me senti assistindo um filme Francês. Talvez não pra tanto, mas achei a fotografia incrível. Começa com um narrador falando da história de Tom e Summer, e ás vezes o próprio Tom faz um comentário olhando para a câmera, ou até ele aparece como personagens de filmes que ele está assistindo, personagens que sofrem, é claro. O filme vai e volta no tempo, sempre deixando claro com uma imagem dizendo quantos dias ele já está apaixonado e sofrendo pela Summer, que são, pasme, 500. 


      Eu amo esse filme, tanto pela direção, que achei ótima, como pela história, que acaba sendo uma história real, afinal todo mundo já levou um pé na bunda desses, e qualquer um pode se identificar com a situação do Tom. Ou da Summer. É uma história simples, mas não é uma comédia romântica qualquer, é algo com mais profundidade, e a interação entre os atores fez tudo ficar mais mágico. Eles estão incríveis em todo o filme. Eles agem com tanta naturalidade, que até parece que eles realmente tiveram algo. Mas não tiveram! Eles só são amigos há 12 anos, e por isso o entrosamento deu tão certo, acho que essa é a coisa mais mágica do filme. 
       Ah, e a Zooey é protagonista da banda She&Him, que aparece também na trilha sonora do filme, aquela que postei aqui. E o Joseph estrelou em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, como Robin(!). 




10 comentários:

  1. Não se sinta mal por não reconhecer o diretor e os roteiristas. Esse foi o primeiro filme que eles fizeram, então não tinha nada mais pra se conhecer.

    Já falei que não achei lá essas coisas o filme, mas estava com expectativas altas. No fim...não alcançou o esperado. De repente, se não esperasse nada, ia acabar gostando.
    Vasculhei meu blog e achei minha resenha, que fez um ano de idade semana passada: http://delirandoeescrevendo.blogspot.com.br/2012/12/500-dias-com-ela-2009-resenha.html -, se quiser saber detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me sinto mal, não. Bem, eu amo esse filme, mas, logo verei sua resenha.

      Excluir
  2. Não tinha ouvido falar ainda, parece ser muito bom!
    Beijoos, retribui a visita?
    Garotas Imperfeitas

    ResponderExcluir
  3. Sério que são amigos há 12 anos? Não sabia! :o Isso com certeza ajuda e muito no modo espontâneo como eles atuaram um com o outro. Muito bacana!
    E eu também amo a fotografia desse filme. É simplesmente contagiante :)
    Beijos!
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu fiquei super de cara, eles têm até um vídeo cantando juntos. Muito legal!

      Excluir
  4. Não assisti ainda :OO
    hahhaha
    Ótima semana Lu, beijo <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Luana!

    Amo muito 500 Days of Summer. Conheço muitas pessoas que pegaram raiva da Zooey por causa da personagem dela, mas comigo foi ao contrário! Adorei o post!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu sei, mas todo mundo tem um pouco de Summer, né? No começo fiquei com raiva, mas depois entendi. Obrigada!!!

      Excluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D