quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Resenha #22: Coração de Tinta



"Quando você leva um livro numa viagem", dissera Mo quando
ela pôs o primeiro no baú, "acontece uma coisa estranha: o livro
começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você
já está de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras
palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto
lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe
nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas." 
(pg. 22)

Hoje terminei de ler esse livro apaixonante, maravilhoso, encantador! Na verdade, faltam-me palavras para descrever a emoção que senti enquanto o lia, pois fazia tempo que algo me encantava desse jeito. Cornelia Funke, você ganhou uma verdadeira fã.
Coração de Tinta é aquele tipo de livro de fantasia que você se apaixona pelos personagens, não só os “bonzinhos” mas os vilões junto, entende a história e quer entrar nela, ser ela, viver ela. Comecei a ler na segunda-feira, dia 6 de janeiro, e terminei hoje, 08, um livro de 455 páginas. Eu praticamente o devorei, e estou louca pra ler a continuação, que me aguarda ali na estante. Tive que pensar seriamente entre fazer a resenha ou ler. Mas como faz um tempo que não posto resenhas, optei por postar algo do meu mais novo livro favorito.
Deixe-me explicar o porquê de eu não ter postado resenhas essa semana ainda: comecei a ler 1984 no sábado, porém toda aquela distopia me deixou um pouco triste, decidi abandoná-lo e começar algo que me deixe mais alegre. Sim, porque livros influenciam meus sentimentos, humor, personalidade, e tudo o mais na minha vida.
Mas vamos à história, como sempre eu fico divagando e enrolando, né.

OBS: Os links do blog estão falhando, mas se você atualizar a página (dando F5 ou apertando enter lá na barra de endereço), volta ao normal. Se alguém puder me ajudar nisso, ficaria muuito grata! Estou tentando arrumar há tempos e não consigo. :( 



"Talvez tudo tenha se alterado. Talvez atrás da história
impressa haja uma outra, muito maior, que se modifica
como acontece no nosso mundo. E talvez as letras não
nos revelem mais do que aquilo que vemos quando
espiamos pelo buraco de uma fechadura. Talvez elas
sejam somente a tampa de uma panela que contém muitas
coisas além das que podemos ler." (pg. 133)

Meggie é uma leitora compulsiva. Já deu pra ver que me identifiquei com a personagem principal, não? E junto com seu pai Mortimer, a quem ela carinhosamente chama de Mo, mas nunca de pai, forma uma dupla de leitores ferrenhos, e claro que a profissão de Mo ajuda nisso tudo, já que ele é encadernador, ou melhor dizendo, é um médico dos livros, livrando-os das pragas, do mofo, da velhice, dando-os mais alguns anos de “vida”. Porém, há algo de Mo que Meggie não sabe: ele é conhecido como Língua Encantada, pois quando ele lê, traz personagens dos livros para o seu mundo. Que dom maravilhoso, não? Mas tudo tem seu preço, quando alguém ou algo vem, alguém ou algo vai. E quando Mo estava lendo Coração de Tinta para Meggie e sua mãe, Teresa, ele tirou os vilões Capricórnio e Basta, e o engolidor de fogo Dedo Empoeirado, em troca, Teresa e os dois gatos da família entraram para o livro.
Meggie não sabe disso, e, com 12 anos, faz exatamente 9 anos que todo o fato aconteceu, a menina tinha apenas 3 anos e não lembra de nada. Mo conta que Teresa foi rodar o mundo em busca de uma aventura. Mas, certa noite, quando Meggie se preparava para mergulhar em uma história, olha pela janela e vê um vulto parado observando-a na noite. Corre para chamar seu pai, e acabam descobrindo que era Dedo Empoeirado. Claro que Meggie não sabia de nada, mas começou a desconfiar que algo muito, muito estranho estava acontecendo. Assim, na manhã do dia seguinte eles foram viajar, com o pretexto de que o pai tinha algum trabalho para fazer fora da cidade, e Dedo Empoeirado vai junto.
Juntos vão para a casa de Elinor, tia da mãe de Meggie. Uma mulher fantástica! De longe minha personagem preferida. A casa dela é decorada com... Livros! Aliás, o lugar onde ela vive é “literário”. E ela é uma devoradora de livros. Vive sozinha com eles, e os têm como seus próprios filhos (já que ela mesma abdicou de ter filhos ou marido para ficar com eles).
Lá, eles descobrem que Capricórnio está atrás de Mo para recuperar o livro Coração de Tinta, o único exemplar que sobrou no mundo, e acabam entrando numa aventura, como diz Bilbo Bolseiro.





"Sabe, acontece uma coisa curiosa com os escritores.
A maior parte das pessoas não consegue imaginar que os
livros são escritos por pessoas iguais a elas. Normalmente
elas supõem que os escritores já estão mortos, e quase
ninguém imagina que possa cruzar com um deles na rua ou
no supermercado. As pessoas conhecem as suas histórias,
mas não os seus nomes, e muito menos o rosto. E a maior
parte dos escritores gosta disso." (pg. 206)

Nenhum spoiler, consegui! É muito difícil falar de uma história pela qual estou completamente e irrevogavelmente apaixonada. Eu gosto de fantasia, e sempre gostei, mas nada, repito, nada, arrebatou-me assim faz muito tempo. E além do mais, todo início de capítulo somos agraciados com trechos de livros fantásticos, os quais já entraram pra minha lista de leitura. Vou colocar ao final deste post a lista dos que apareceram.
Uma coisa que não consegui identificar no livro é o lugar, ou país, no qual ele se passa, em certos momentos achei que fosse a Inglaterra, e em outros a Itália, pois há uma passagem do livro que se fala em piazza. E o ambiente é muito no estilo das praias italianas. Se bem que a escritora Cornelia Funke é alemã. Então pode ser que se passou na Alemanha. Mas eu imaginei o lugar de uma foto que vi de uma praia na Itália, com casas coloridas e antigas.




Enfim, é um livro maravilhoso, a autora escreve muitíssimo bem, a tradução é muito boa, encontrei pouquíssimos erros, e a capa é maravilhosa. Aliás, deixe-me falar, todos os capítulos tem ilustrações da própria autora, ela trabalhava como ilustradora antes de virar escritora. São lindas! É um livro mágico. Mágico mesmo.
Preciso dizer que esse livro foi adaptado para o cinema, com o mesmo nome, e o ator Brendan Fresar como Mo. É um filme muito bom, mas difere e muito do livro, tanto como o enredo e o final. Leia o livro, é muito rico em detalhes. Ah, e o livro tem continuação, o filme, não!




As Crianças de Green Knowe, Lucy M. Boston.
Naftali, o contador de histórias, e seu cavalo Sus, Isaac B. Singer.
O vento nos salgueiros, Kenneth Grahame.
O gigante egoísta, Oscar Wilde.
O livro do menestrel, Wilhelm Hertz.
As bruxas, Roald Dahl.
A mudança de uma biblioteca, Solomon Eagle.
O noivo da princesa, William Goldman.
O senhor dos anéis, J.R.R. Tolkien.
O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, C.S. Lewis.
Os Borribles 2 – No labirinto dos Wendel, Michael de Larrabeiti.
Fahrenheit 451, Ray Bradbury.
A ilha do tesouro, Robert L. Stevenson.
O livro da Selva, Rudyard Kipling.
As aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain.
Se uma criança numa manhã de verão, Roberto Cotroneo.
As aventuras de Hucleberry Finn, Mark Twain.
Emil e os detetives, Erich Kästner.
O mágico de Oz, L. Frank Baum.
A tempestade, William Shakespeare.
Peter Pan, James M. Barrie.
O único e eterno rei, T.H. White.
O segredo da plataforma 13, Eva Ibbotson.
Grandes esperanças, Charles Dickens.
Mio, meu filho, Astrid Lindgren.
Krabat, Otfried Preussler.
O BGA, Roald Dahl.
A história de Ali Babá e os quarenta ladrões.
Jim Knopf e Lucas, o maquinista, Michael Ende.
Sequestrado, Robert L. Stevenson.
Os quatro ramos de Mabinogi, Evangeline Walton.
O hobbit, J. R. R. Tolkien.
O livro de Merlim, T.H. White.
Oliver Twist, Charles Dickens.
A longa jornada, Richard Adams.
O médico e o monstro, Robert L. Stevenson.
Segunda lamentação de Enion, William Blake.




  • Livro: Coração de Tinta
  • Editora: Seguinte
  • Autora: Cornelia Funke
  • Lançamento: 2003
  • Páginas: 455


12 comentários:

  1. Oi Lu... Sou louca pra ler esse livro, vou te contar: uma vez eu até peguei ele da loja e trouxe pra ler mas acontece que eu não estava muuito no dia pra ler esse livro, sabe? Sem o feeling. Aí devolvi ele mas sou louca pra pegar de novo e quem sabe dar uma chance pra ele. Não que eu não tenha gostado da história e tudo mais, até onde eu li, mas é que eu realmente não estava no dia pra ele. ^^

    Espero que algum dia eu pegue ele e consiga terminar e ame o livro assim como você amou.

    Beijos!
    lullabyforju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú! Ah sei como é, tem dias e dias né? Antes de começar a ler Coração de Tinta, estava na metade de 1984, do Geroge Orwell, mas não era meu dia. haha Mas pegue ele de novo, é subjetivo mas... É maravilhoso!

      Beijos!

      Excluir
  2. Amei saber que tem o livro ((: Eu vi o filme <3
    Super amei Lu! Está na lista dos desejados já ahhaha
    Grande beijo

    Depois faça resenha sobre os outro :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar! Certeza. hehehe
      Vou fazer sim, pode deixar!

      Excluir
  3. Amei essa resenha! Só aumentou a impressão que eu tenho desse livro: que ele é totalmente mágico. Só a capa já mostra que Coração de Tinta traz uma história e tanto. Já tinha colocado na minha meta de leitura desse ano, mas vou ter que agilizar as coisas agora. É muito bom ler algo que te deixa completamente extasiada. Espero ficar tão entusiasmada quanto você com essa leitura!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capa é maravilhosa! Leia leia, você vai amar demais!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!!
    Ainda não li as continuações e quando li, peguei da biblioteca.. Faz tanto tempo... Mas a ideia do livro é mágica! Ler e ter total acesso àquilo como eles têm é fantástico!! Gosto da adaptação, apesar das diferenças.. Tem cenas bem legais também.
    Beijos!!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian! É mágica mesmo né? Eu estou até agora tentando ler e trazer os personagens pra fora do livro, mas não está dando muito certo. :P
      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa eu não sabia que esse filme tinha sido inspirado num livro :O
    Ahhh agora me deu uma enoooorme vontade de ler, e ainda tem continuação, ai é muito amor <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Pois é, quando eu fiquei sabendo foi tipo "eu tenho que ler, e ponto final." hahaha

      Excluir
  6. Cara,eu preciso ler esse livro urgente! Acho que vou me identificar muito , e essas capas são muito amor <3

    http://cultoletrando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi! Gostou do post? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! :D